quinta-feira, 3 de julho de 2014

Dragão Vermelho (2002)



Já que estamos no clima serial killer aqui no blog, hoje vou fazer um post sobre um dos meus filmes preferidos do gênero. "Dragão Vermelho" dirigido por Bret Ratner. Esse é o segundo filme do doutor Hannibal Lecter no cinema, o primeiro foi "O Silêncio dos Inocentes". "Dragão Vermelho" seria o filme que veio antes, quando o nosso querido doutor foi preso e quando ele começou a dar consultoria para a polícia.

Por que estou indicando esse filme e não "O Silêncio dos Inocentes" logo? Boa pergunta, na minha opinião, todos os filmes do Hannibal devem ser assistidos, o primeiro então não ganhou seus oscars a toa, e conseguiu a proeza de ser melhor do que o livro(não que fosse muito difícil na minha opinião). Mas eu sinto que quase ninguém viu esse filme, e como eu sou fã(e muito!) do Edward Norton, sinto-me na obrigação de passar adiante os filmes dele. Se você acompanha a série Hannibal que eu também recomendo - é muito muito boa! - deve saber que o que aconteceu ali precedeu os eventos do "Dragão Vermelho". Mas vamos falar logo sobre esse filme!

Edward Norton interpreta Will Graham, um agente especial do FBI que tem super empatia. Ou seja, ele é capaz de olhar pra cena de um crime e saber mais ou menos o que se passou na cabeça do assassino e/ou o que ele estava sentindo, conseguindo se colocar muito bem no lugar do criminoso. O filme já começa com ele descobrindo tarde demais que o doutor Hannibal Lecter, conceituado psicólogo, culto, apaixonado por culinária, música erudita, etc, que está servindo como consultor ao FBI é o culpado da sua atual investigação, é atacado por ele e quase morre. Porém antes de desmaiar consegue acertar o doutor, garantindo assim que ele não escapasse, e o Will acabou sobrevivendo e se aposentando mais cedo.



E então o filme começa de fato. Anos depois, Lecter já preso numa hospício para pacientes com problemas mentais graves do governo, o ex-chefe do Will, Jack Crawford o procura para ajudá-lo num novo caso. Existe um serial killer matando famílias e é claro que sem pistas nenhuma, eles recorrem ao ex-prodígio aposentado. Depois de relutantemente aceitar, Jack sugere assim como quem não quer nada, que procure o doutor Lecter no hospício, pois esse poderia ajudá-los. Ah os traumas... É claro que sabemos que o Will aceita depois de muita insistência.

Esse filme é fantástico. Edward Norton como Will Graham ficou excelente! Mas como esse filme não seria excelente? Tem Sir Anthony Hopkins como Hannibal, que na minha opinião apesar de ter uma descrição física diferente do personagem no livro não me incomodou muito pois sim, considero sua atuação espetacular, Edward Norton, Ralph Fiennes, Emily Watson. Um dos melhores elencos da vida, além claro do Philip Seymour Hoffman. As atuações estão impecáveis.

Curiosidade: se você está vendo a série, irá notar que a personagem Freddie Lounds é interpretada no filme pelo Philip, por quê? A série de livros do Hannibal é uma das pouquissimas que não tem muitas personagens femininas, na verdade, até a Clarice aparecer, não existiam personagens mulheres. A doutora Alana Bloom na verdade é Alan Bloom, um psicólogo gordinho e baixinho. Então eles precisaram fazer algumas adaptações na série creio para ter um equilíbrio, assim como a Tauriel foi criada pra existir no filme do "Hobbit" cujos personagens eram todos "homens".

Se você assim como eu não suporta a Freddie Lounds, assista esse filme para ter um vislumbre de como a personagem evolui, a sua carreira e o que acontece com ela. Sem spoilers! rs

Tem umas cenas clássicas nesse filme como no começo quando o Hannibal tá servindo o jantar pra filarmônica na sua casa, e uma das convidadas pergunta:

- "Hannibal, confesse! O quê você colocou nesse divino amuse bouche?"

E ele responde satiricamente: "Temo que se lhe disser, não vá nem experimentar."

Comigo, sempre que eu vejo Hannibal - filmes da Meryl Streep e "V for Vendetta" - sinto fome. Então é um ótimo filme para se assistir com pipoca e boa comida =) Não vá esperando um filme com efeitos especiais, bando de sangue a la Tarantino, ou tanto gore assim. O segredo desse filme ser tão legal é o suspense que ele consegue manter com personagens tão bem interpretados. Hora a gente vê as coisas da perspectiva do Will Graham e cia., hora a gente vê o lado de Francis Dolarhyde, o assassino da história. Relaxem, também não é spoiler, rs.

E se sentirem curiosidade em assistir mais Hannibal, em ordem cronológica...

1º Hannibal - A Origem: mostra a infância e idade adulta do Hannibal antes de ele vir pros EUA.
2º Série Hannibal: ainda está sendo exibida. A próxima temporada pra estrear é a 3ª
3º Dragão Vermelho
4º Silêncio dos Inocentes
5º Hannibal

Talvez mais pra frente eu fale sobre os livros da série, mas acredite em mim quando digo que vocês estarão mais bem servidos com os filmes. Bon Appetit! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário