segunda-feira, 30 de junho de 2014

O Canto das Sereias (Val McDermid)




Título: O Canto das Sereias
Autor: Val McDermid
Nº de páginas: 488
Editora: Bertrand Brasil
1ª edição


Sinopse: Quatro homens foram encontrados mutilados e torturados. Enquanto o medo se apodera da cidade, a polícia, por meio da detetive Carol Jordan, recorre ao Dr. Tony Hill para elaborar um perfil criminal do assassino. Contudo, ele logo se torna o alvo numa batalha entre intelectos e intenções em que precisa usar toda a sua habilidade profissional e coragem para sobreviver. Um suspense psicológico tenso e muito bem escrito, 'O canto das sereias' explora a mente atormentada de um assassino em série diferente de qualquer outro que o mundo da ficção já tenha visto. Os métodos de tortura utilizados, assim como o modo de abordagem das vítimas - narrados pelo criminoso em seus relatos sombrios - chocarão os leitores.



"O Canto das Sereias" é um livro de mistério, crime, que se passa na Inglaterra no ano 1995 na cidade fictícia de Bradfield. Claro que tinha tudo pra eu acabar lendo esse livro. Pra quem não sabe um dos gêneros de livros que eu mais curto é mistério, suspense, terror, e se envolver serial killers, melhor ainda. Quando eu vi esse livro pela primeira vez na livraria, já me interessei de cara pela capa que tem uma arte que chama a atenção e quando eu estava lendo a sinopse da história e vi que o o nome do psicólogo protagonista era Tony Hill, eu surtei(internamente claro). Deixa eu explicar o por que. Há muitos anos atrás, eu vi essa série britânica na HBO chamada "Wire in the Blood" que era sensacional. Então foi muito bom poder ler o livro que inspirou aquela série.



O protagonista dr. Tony Hill, um famoso psicólogo especialista em fazer perfis criminais e que lidou com alguns serial killers já presos para fazer análises brilhantes vai realizar uma palestra para policiais para explicar a importância de traçar um perfil criminal e como isso ajudaria nas investigações pessoais. Ao mesmo tempo que isso ocorre, uma série de crimes está aterrorizando a cidade de Bradfield. 3 homens haviam sido encontrados na área de bares e boates gays da cidade nus, mutilados e com sinais de tortura grave, porém a polícia estava relutante em assumir que os crimes haveriam sido cometidos pela mesma pessoa. Quando a 4ª vítima é encontrada coincidentemente no mesmo dia que o sargento John Brandon iria pedir auxílio do doutor e tratar os crimes como feitos por autoria de uma pessoa só, é que a história tem início.

O dr. Tony Hill é apresentando então a inspetora Carol Jordan, uma promissora investigadora da divisão de polícia que fica responsável por ajudá-lo a dar as informações necessárias para montar o perfil e etc. O livro é narrado em 3ª pessoa, hora narrado pelo assassino, hora pelos investigadores, o que mantém um fluxo muito na leitura. Tem momentos de tensão bem colocados, os personagens são bem apresentados, pelo menos as partes que são convenientes mostrar. Tipico de toda narração de mistério, existem pistas que são soltas pelo autor e que o leitor vai tentando desvendar junto com os personagens, pelo menos eu faço um bolão de quem ou como será o culpado, rs. E é bem interessante acompanhar as pistas que se descobrem a partir das visões da polícia e do assassino, e como essas duas partes interagem de certa forma. Fiquei feliz em ter acertado, mas fiquem tranquilos, não darei spoiler.



Uma coisa que me chamou atenção porém foi a repetição de algumas coisas na história. Um dos protagonistas tem um problema e em todo momento ele volta a falar desse problema. Não sei se eu que to sendo insensível e quero que voltem logo a matança ou de fato as pessoas associam as coisas corriqueiras e do caso investigado com a sua vida. Mas enfim, apesar disso, não foi algo que atrapalhou a minha leitura, então imagino que não atrapalhará a sua. Eu que devo ser chata mesmo, haha.

As descrições das cenas dos assassinatos, do próprio assassino, são bem descritas, ou seja, dá pra ter uma boa visualização da violência que está acontecendo. Se você tem algum problema com esse violência gráfica e não consegue não visualizar as cenas, não acho que seja uma boa recomendação. Mas se você como eu não tem problema e gosta de ver sangue escorrendo pelas páginas, vá em frente!

Então é isso, dou essa nota para o livro por causa daquele fatorzinho que eu tinha mencionado e porque embora eu tenha ficado feliz por ter acertado, eu gostaria de não ter acertado, rs.


Nota: 4/5
Review do meu goodreads em inglês: https://www.goodreads.com/review/show/979734835

Nenhum comentário:

Postar um comentário