sábado, 12 de abril de 2014

Eleanor & Park

Título: Eleanor & Park
Autor: Rainbow Rowell
Nº de paginas: 325
Publicação: 2014
Editora: Novo Século



Numa era em que demonstrar que é nerd fala mais alto que de fato ser, Eleanor & Park me fez sentir saudade da época que não tinhamos redes sociais, celulares, computadores... Não é a história mais tocante que eu já li, nem o melhor livro da vida. Mas é simples, e acho que foi isso que me atraiu cada vez mais na história.

O livro conta a história de Park, um mestiço de coreano e americano com descendência irlandesa que ama ler comics, punk, e se vestir de preto. Além de querer sempre ser discreto e nunca chamar a atenção. Tipo nunca. Um dia feliz seria aquele em ninguém falasse com ele no ônibus, não é a toa que  ele senta sozinho. E um dia, uma garota nova entra no ônibus escolar. Ela era diferente de Park e diferente de todos. Era uma garota de cabelos ruivos, cacheados, que usava roupas um pouco largas e masculinas. Ela definitivamente chamava a atenção, e não foi passada despercebida pelos seus novos colegas de escola. É inclusive recebida com um caloroso "Bozo, você não pode sentar nesse lugar. Pertence a menina x". Ah, gente. Certas garotas no ensino médio deveriam ganhar um prêmio por se importarem tanto em fazer a vida das pessoas um inferno.
Pois bem, para que aquilo acabe e o dia possa continuar, Park oferece o lugar ao lado dele, não de maneira gentil, e sim de maneira agressiva, e ela sentou-se e eles não trocaram uma palavra o trajeto todo de ida e volta. Assim começa a história. Fiquei grata pela autora ter retirado alguns clichês de sua trama, como amor à primeira vista. Como Park ser lindo, Eleanor também ser incrivelmente linda e ser uma protagonista vazia e superficial, cujo únicos pensamentos giram em torno do seu par romântico. Eles têm manias e defeitos que os tornam ainda mais humanos.

O livro é recheado de passagens e momentos fofos, disso não teve escapatória, mas é fofo e não posso negar. A música, os livros, X-men unem eles no inicio, mas ao se conectarem como pessoas, essa conexão em si, foi feita de maneira forte. Eleanor passa por dificuldades, Park também, são dificuldades diferentes mas eles encontram no outro uma maneira de sobreviver. É possível afirmar que eles demonstram que o amor é sim o herói dessa história. Romance não é o estilo de literatura que sempre pego pra ler, e dessa vez eu peguei um romance YA que de fato têm muitas coisas positivas.

Claro, tem algumas coisas que me desagradaram em relação ao enredo, principalmente ao desfecho e em questão de atitudes de alguns personagens, mas a história em si foi boa pra mim.


A edição e diagramação estão muito boas. Gostei de terem mantido a edição de capa igual à edição original. O papel é amarelado e a fonte não é pequenina. A narração é feita em 3ª pessoa alternando entre os dois protagonistas. Recomendo a leitura para quem curte o gênero YA e quem não tem preconceito com o próprio, hahaha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário