domingo, 9 de março de 2014

Enfeitiçadas

Resenha antes do aniversário =D


Título: Enfeitiçadas - As Crônicas das Irmãs Bruxas
Autor: Jessica Spotwood
Nº de Páginas: 272
Publicação: 2014
Editora: Arqueiro



Me interessei pela história pois a temática era de bruxaria, e fazia muito tempo que não lia uma história do gênero sobrenatural focando em bruxas, apesar de ser um infanto-juvenil. A história ocorre na Inglaterra no final do séc. XIX e todos têm conhecimentos da existência de bruxas, elas eram tão presentes quanto representantes da Igreja Católica , tendo templos por vários lugares e eram bem afrente do seu tempo. Eram mulheres indepedentes, que podiam estudar, freqüentar universidades, não viver à disposição  de um marido e inclusive podiam se relacionar com outras mulheres sem problemas, ou melhor, sem ser um tabu. Mas um dia tudo mudou, uma Fraternidade só de homens chamada "Os Irmãos" nasceu pelo medo do poder que a mulher tinha na sociedade e começaram a convencer de aquilo era errado, de que a bruxaria era algo ruim.

Na época em que a história do livro ocorre, os tais Irmãos já são uma figura de autoridade e a bruxaria já é considerada crime. Mulheres já não são admitidas em Universidades. Devem anunciar um casamento até aos 17 anos ou que irão se juntar a uma Irmandade de Mulheres, algo como ser freira. Se se casarem, deverão se submissas aos seus maridos, não podem ser cultas, nem ler ou pensar muito. É nessa sociedade então que vive a protagonista, Cate. Cate é uma bruxa assim como suas duas irmãs mais novas e falecida mãe. E ela é mais poderosa que elas, pois tem magia mental, aprende a fazer feitiços rápidos além de ter muito poder por si só. Não bastava isso, existe uma profecia, descrita na sinopse, que dita grandes feitos que ela realizará, ou uma grande desgraça.

A história tem potencial devo admitir. As irmãs da Cate têm personalidade própria, suas próprias reviravoltas e contribuições para o decorrer da história, mas eu sinto que o livro caiu na mesmice da protagonista que não tem muito a oferecer. Deu pra notar as vezes em que a autora tentava intervir e mostrava qualidades da própria. Meu maior problema é o efeito-Charmed da história. Não sei se vocês conhecem ou assistiram uma série chamada "Charmed". Eu via na Sony, mas lembro que em algum momento passou na TV aberta não lembro o canal. Eu adorava a série, eram 3 irmãs bruxas, cada uma com um poder diferente assim como suas personalidades, e juntas eram mais poderosas ainda. Mas no começo elas só sabiam reclamar, elas só queriam ser normais. Gente, quem quer ser normal?


Eu sempre achei incrivel uma personagem ter tantas habilidades, podendo fazer coisas tão legais e podendo ajudar aos outros, mas porque querer trocar isso tudo por uma vida normal com um romancezinho meia-boca? Tanto a série quanto o livro me ensinaram que se for pra protagonista ter um par romântico, a própria "coisa" que a torna tão especial irá levá-la para aquilo. Nessas horas eu sempre recomendo Buffy, quer ver uma personagem feminina, forte, heroína que aceitou trilhar o caminho do destino na sua própria aventura, mas mesmo assim tem namorados, bom gosto pra roupa, e uma tirada diferente pra cada vez que mata algo. E mesmo cansada daquilo, ela não recua.

Por quê essas personagens não tentam tirar proveito das habilidades que têm? É isso que me irritou um pouco. E também me irritou o fato de que a história é simples demais. Mais algumas folhas, mais alguns detalhes, não iria estragar. Mas no geral, não vou dizer que foi um livro ruim, pois eu me diverti em alguns momentos sim. Só que tudo poderia ter sido ótimo.

É uma história relativamente leve, um pouco previsível, mas tem seus pontos positivos. =)

Ao som de:
Bullet For My Valentine: Temper Temper

Nenhum comentário:

Postar um comentário