sábado, 11 de janeiro de 2014

Quem É Você, Alasca?

Informações Técnicas

Título: Quem É Você, Alasca?
Autor: John Green
Nº de páginas: 229
Ano de publicação: 2010
Editora: WMf martins fontes



     E eis que em 2013, John Green fez o seu "BOOM!" pelo mundo. Sério, a quantidade de pessoas que eu via pelo metrô + ônibus lendo "A Culpa É das Estrelas" era incrível. Eu nunca tinha lido nada dele e admito ter ficado um pouco receosa de começar a ler John Green. Vai que o livro é ruim e eu gastei meu dinheiro a toa? Sei lá, acontece, principalmente quando o autor do nada começa a ficar famoso, rs.
    Então nas minhas compras de natal eu encontrei "Quem é Você, Alasca?" em promoção. E eu lembro que a Tati Feltrin (Tiny Little Things http://www.youtube.com/watch?v=YLUHRXUOxoc) tinha recomendado esse livro, falando que era muito bom, que era o que ela mais tinha gostado. Como eu costumo confiar nas resenhas dela, me senti curiosa para ler esse livro. E assim eu encomendei esse livro(acabei na verdade ganhando ele junto com outros livros). Quando chegou, fiquei super-curiosa pra ler, mas me controlei, esperei terminar "O Temor do Sábio" e quando finalmente peguei o livro pra ler, li em menos de um dia, rs.
   Bem, vamos lá. "Quem É Voce, Alasca" conta a história de Miles Halter, um adolescente nerd sem amigos que coleciona últimas palavras de gente famosa, que resolve sair de casa e ir para o internato que o pai estudou quando estava na idade dele. Ele queria partir em busca do seu "Grande Talvez". Essa coisa de colecionar últimas palavras ele faz lendo biografias, e seu pai tem um monte delas no seu escritório. 
    Enfim, la está Miles, num internato, sem conhecer ninguém, e atrás de algo que possa mudar sua vida, algo que possa fazer as coisas diferentes. E assim tudo começa. Ele faz amizade com seu novo(e excêntrico) colega de quarto que é amigo da Alasca. Sim, a Alasca do título. E ele descobre que ela é incrível, bonita, louca, intrigante, quer ler todos os livros que puder, e assim como quase toda mulher, bipolar, mas sem a doença, só no sentido figurado, rs. É o típico caso de garoto nerd encontra a garota dos seus sonhos.
    Quando eu comecei a ler a história pensei: "Ah meu Deus! Que não seja mais um 'As Vantagens de Ser Invisivel' D:" mas acabou sendo diferente, que bom. Em outro momento falarei sobre as minhas impressões sobre o livro citado, mas hoje o post é sobre a Alasca, ou melhor sobre como Miles enxergava a Alasca. Eu achei uma historia que começou simples que vai ficando mais complexa em termos de conhecer melhor as personagens. Ha o protagonista que saiu atras da sua missão no mundo, e se deparou com os problemas, outros sentimentos, novas experiencias. Assim como poderia acontecer na vida. Meus parabéns ao John Green, essa historia acabou me comovendo, principalmente depois que os eventos de reviravolta acontecem.
    Tentei não dar nenhum spoiler aqui para que a historia possa ser conferida de maneira plena. Mas eu gostei sim da historia e da construção das personagens.  Nenhuma pessoa pode ser definida e conhecida por completo nessa vida, principalmente para si mesmas, e o autor conseguiu passar essa característica não respondendo algumas questões que atitudes e pensamentos das personagens levantavam.
    Ás vezes eu sentia raiva do Miles pelos "mimimi's" e da Alasca por ser tão impulsiva e "vid4 lok4", mas acho que só aumentou a empatia por eles, porque somos capazes de sentir diferentes coisas por pessoas próximas, ninguém é perfeito e todos cometem idiotices. E nesse livro, ninguém é perfeito, haha. Vale a pena conferir e é super rapido de ler, por experiencia propria.
;)

ps.: Outra coisa legal é o que o John Green escreveu sobre "Últimas Palavras" no final :) Não, isso não é spoiler, só to dizendo que no final o John Green "conversa" um pouco sobre a inspiração dele para construir o Miles Halter.

Ao som de: Placebo - Post Blue

Nenhum comentário:

Postar um comentário